O que é Câncer de Bexiga?

Câncer de Bexiga é um tumor que tem origem nas células que revestem internamente a bexiga. É um tumor raro e acomete mais homens que mulheres, sobretudo pacientes idosos (60-70 anos).

O que aumenta o risco de câncer de bexiga?

• O tabagismo aumenta até 4 vezes o risco de desenvolver a doença
• Exposição a alguns solventes químicos

Quais são os sintomas do câncer de bexiga?

Alguns de seus sintomas são:

• Sangue na urina
• Urgência urinária
• Aumento da frequência urinária
• Dor ao urinar
• Incontinência Urinária
• Perda de peso
• Dor abdominal
• Fadiga
• Dor nos ossos

Se você tem algum dos sintomas acima, clique aqui e marque uma consulta.

Como é feito do diagnóstico de câncer de bexiga?

Muitas vezes, a doença é detectada em exames de imagem rotina (como um ultrassom) antes do início dos sintomas. E quanto mais cedo se faz o diagnóstico, maior a chance de cura da doença.

Para confirmação da doença, realizamos um procedimento com anestesia, em que entramos com uma câmera pelo canal da urina e inspecionamos a bexiga do paciente. Uma vez identificado o tumor, retiramos essa lesão com a própria câmera e enviamos o material para análise.

Como é o tratamento de câncer de bexiga?

Entramos com uma câmera pelo canal da urina, retiramos o tumor com a própria câmera e enviamos o material para análise. Se essa análise mostrar que o tumor não está invadindo a parede da bexiga, o paciente deve iniciar um tratamento complementar com uma medicação colocada na bexiga para reduzir o risco da doença voltar.

Se a doença está invadindo a parede do órgão, há diferentes formas de tratamento, mas o ideal seria retirar toda a bexiga.

Se você precisa de cirurgia para tratamento de câncer de bexiga, marque uma consulta.